Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

II Festa da Juçara em Ubatuba

A Festa da Juçara, em Ubatuba, comemora a colheita dos frutos da palmeira que corre o risco de extinção, devido a exploração ilegal de seu palmito. Projeto visa a recuperação dessa espécie, repovoando as matas da região

Como parte da programação do Projeto Juçara, desenvolvido pelo IPEMA –Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, acontece nos dias 15 e 16 de maio a II Festa da Juçara em Ubatuba. O evento acontecerá no Km 17 da Rodovia BR-101, no campinho de futebol do Sertão do Ubatumirim, no Campinho.

Durante a festa, os produtos da polpa da juçara e do cambuci serão oferecidos como atrativos e como forma de divulgar sua utilização e incentivar sua comercialização. A festa comemora a safra de Ubatuba.

Com diversas atrações, destaca-se a oportunidade de degustação de um produto ainda pouco conhecido do público. Pratos típicos da culinária das comunidades tradicionais acrescidos da polpa de juçara e novas receitas devem despertar o apetite do público visitante, que poderá votar para escolher a receita mais saborosa, que fará parte do livro de receitas a ser impresso ao final do projeto.

Além de diversas atrações culinárias, grupos musicais e danças típicas da região irão abrilhantar o evento.

Os produtos poderão ser adquiridos no local, contribuindo para a geração de renda para as comunidades.

Em maio de 2009, foi realizada a I Festa da Juçara em Ubatuba, com apoio do IPEMA, sucesso de público, com mais de mil visitantes, superando todas as expectativas. Para este ano, espera-se um público ainda maior, razão pela qual a festa foi transferida para o Ubatumirim.

Projeto Juçara
O Projeto Juçara, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, com parceria da Akarui, Fundação Florestal, prefeituras de Ubatuba e de São Luiz do Paraitinga, entre outros, propõe a recuperação da palmeira juçara nas regiões de Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.

A palmeira juçara (Euterpe edulis) fornece o palmito, considerado uma iguaria, o que a torna um dos produtos mais explorados da Mata Atlântica, com a prática intensa de extração ilegal na região. O Projeto Juçara visa a recuperação dessa espécie, repovoando as matas da região. Além disso, através da proposta de utilização da polpa do fruto da juçara na culinária, na preparação de diversos pratos ou sucos, pretende-se propiciar geração de renda para as comunidades tradicionais e rurais que vivem na região do Parque Estadual da Serra do Mar.

Programação
14/04 (sexta-feira)
Divulgação da festa/ Degustação da Juçara: das 11 às 14h, Calçadão, centro de Ubatuba

15/04 (sábado)
Abertura: 16:00 h
Maracatu Palmeira Imperial
Fandango caiçara
Naco e Daniel
Forró de Rabeca com Leo Correa
Oficina de confecção de rabeca

16/04 (domingo)
Na Quebrada do Pandeiro
Tambores do Quilombo da Fazenda
Jongo do Quilombo do Campinho
Roda de samba
Roda de capoeira angola com Mestre Jequié
Sexteto Caiçara
Oficina de confecção de rabeca

Fonte: Assessoria de comunicação – PMU

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/05/2010 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: