Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Ato em solidariedade à Baia de Sepetiba

Moradores de Santa Cruz e pescadores da Baía de Sepetiba convidam para:
Ato contra a
ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA)
que está destruindo a Baía de Sepetiba
Data: 25 de fevereiro – sexta-feira
Horário: 10h
Local: em frente à Secretaria Estadual de Ambiente (SEA) e ao Instituto Estadual de Ambiente (INEA) –
Avenida Venezuela, 110 – Centro
Diversos movimentos sociais se solidarizam com a luta dos moradores de Santa Cruz, em especial com as comunidades de baixa renda, que vêm sofrendo agravos à saúde e às condições de vida em função do agravamento da poluição industrial no território, causada pelas operações iniciadas pela transnacional alemã ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA).
O Ministério Público do Estado do RJ, através de ação ajuizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), denuncia a TKCSA por crimes ambientais, responsabilizando o diretor de projetos e o gerente ambiental da companhia. A empresa é alvo de diversas manifestações coletivas e de denúncias dos moradores, apesar destes sofrerem ameaças e intimidações. 
Frente aos eventos críticos de poluição atmosférica, a Usiminas foi indicada pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) para realizar uma auditoria na usina que condiciona a concessão da licença de operação. Entretanto, há indícios de que a Usiminas não seja uma entidade independente, possuindo inúmeras relações com a Vale, uma de suas controladoras. Até 2008, por exemplo, a Vale era acionista da Usiminas, o que se configuraria juridicamente como um conflito de interesses.
O ato em frente à SEA tem como objetivo denunciar a violação dos direitos sociais, ambientais, econômicos e culturais dos moradores, exigindo um posicionamento do poder público no sentido de interromper imediatamente a poluição local, a não concessão da licença definitiva de operação dessa siderúrgica e a realização de uma auditoria idônea a ser realizada por instituições públicas.  
Assine você também o abaixo-assinado:  

TODOS AO ATO NA DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA!
Saída de ônibus da Fiocruz às 9h, em frente à EPSJV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 23/02/2011 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: