Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Semeando Agroecologia

Projeto ampliará oportunidades para a agricultura familiar periurbana fluminense

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de ocupação econômica e de geração de renda de agricultores familiares periurbanos na região metropolitana do Rio de Janeiro, a AS-PTA lançou em fevereiro de 2011 o Projeto Semeando Agroecologia. Com o patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, serão atendidos diretamente 650 agricultores e agricultoras provenientes de comunidades situadas em quatro municípios: Nova Iguaçu, Queimados, Magé e Rio de Janeiro. A participação de jovens e mulheres agricultoras tem destaque em todas as atividades previstas

Para a implementação do projeto, a AS-PTA, que há mais de dez anos atua na promoção da agricultura urbana na cidade do Rio de Janeiro, contará com as sólidas relações de colaboração que mantém com organizações mediadoras locais, tais como grupos e associações comunitárias, cooperativas de agricultores, pastorais, agentes públicos e redes sociais que atuam no sentido de efetivar as potencialidades do setor para a geração de trabalho e renda, fortalecer o tecido comunitário e estimular a produção de alimentos saudáveis para um mercado local vigoroso e em acelerada expansão.

As ações propostas se orientam para promover a intensificação e a diversificação produtivas dos sistemas agrícolas familiares com base em tecnologias e práticas agroecológicas e, simultaneamente, ampliar o acesso dos agricultores a distintos circuitos dos mercados locais e institucionais. Nesse sentido, são previstos diagnósticos participativos e atividades de capacitação, fomento à produção e à comercialização, bem como a implementação de unidades demonstrativas, visitas técnicas, dentre outras. Os principais resultados esperados são:

• 200 estabelecimentos agrícolas terão intensificado e diversificado seus sistemas produtivos;
• 240 agricultores capacitados para a produção agrícola em bases ecológicas;
• 120 agricultores acessarão conhecimentos e técnicas gerados pela Embrapa;
• 200 estabelecimentos terão acessado o fundo de fomento constituído pelo projeto;
• 8 unidades demonstrativas geridas por jovens agricultores serão implantadas;
• 2 bancos comunitários de sementes serão implantados e fornecerão material propagativo para o público beneficiário;
• 120 agricultores estarão capacitados e atuantes na gestão de empreendimentos econômicos solidários;
• 3 feiras de agricultores familiares serão estruturadas com a participação de pelo menos 60 agricultores;
• 90 mulheres terão sido capacitadas para a gestão de agroindústrias;
• 2 agroindústrias geridas por mulheres estarão em funcionamento;
• 120 agricultores estarão capacitados para participarem em espaços de negociação de políticas públicas;
• 120 agricultores de comunidades não diretamente envolvidas estarão sensibilizados e em interação com os beneficiários diretos do projeto.

Os agricultores e suas organizações formais e informais participarão de todas as etapas do projeto. No planejamento e execução das atividades, serão valorizados os conhecimentos e experiências das famílias como ponto de partida para a produção de novos conhecimentos e o aprimoramento das práticas de manejo técnico e das relações de mercado mantidas pelos beneficiários. O projeto apoiará também o fortalecimento das organizações locais dos agricultores para a gestão autônoma de seus interesses e projetos no campo do desenvolvimento rural e acesso aos benefícios das políticas públicas.

CONTATO: urbana@aspta.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 05/04/2011 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: