Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Juventude do MST realiza Ato contra o Fechamento das Escolas no campo

por Coletivo de Juventude e Setor de Educação do MST-RJ

No  dia 11 de agosto a Juventude do MST-RJ realizou um ato em conjunto com  outros movimentos sociais, em Campos dos Goytacazes, na praça São  Salvador contra o fechamento das escolas rurais. Esta luta faz parte da  campanha nacional “ Fechar Escola é Crime”.

Esta mobilização reuniu jovens de assentamentos e acampamentos do RJ e  também setores como a Comissão pastoral da Terra (CPT), Comitê Contra o  Trbalho escravo região Norte Fluminense, o SEPE, Sindipetro-NF,  professores da UENF, UFF e IFF de Campos dos Goytacazes e da UFRRJ, e a  Veredaora do PT Odisséia.

Para o jovem Anderson (Piá) do Acampamento Irmã Doroty, em Quatis, “é  importante esta luta porque é um abuso estarem sendo fechadas escolas  no campo”. Já a companheira Norma Dias, do Sepe, disse que “ fechar  escola é crime, porque se trata de um direito universal da população, de  ter educação de qualidade no campo, por isso estamos apoiando esta luta  pela construção de escolas de ensino fundamental, médio e creches”. E  ainda a Vereadora Odisséia colocou a importância desta luta como “  resgate da cidadania, o que eles desejam é produzir para seu sustento,  portanto a educação é fundamental neste processo”. O Ato se encerrou com  a partilha da produção vinda dos assentamentos, como simbologia da Luta  Pela “ Reforma Agrária também na Educação”.

 

Situação da Educação no campo

 A atual conjuntura da luta pela Reforma Agrária passa pela  necessidade da defesa da educação pública brasileira. No campo  brasileiro, existem milhares de crianças, jovens e adultos que têm seus  direitos fundamentais negados pelo Estado, dentre os quais: terra,  trabalho, habitação, saúde e educação básica. É nossa responsabilidade  dar visibilidade a estas questões e construir lutas que visem a garantia  destes direitos básicos.

Um dado alarmante é que mais de 24 mil escolas do campo foram  fechadas nos últimos oito anos, em uma realidade onde a maioria das  escolas que existem estão em condições precárias. Tendo em vista o  grande número de fechamento de escolas, principalmente no campo, estamos  lançando a campanha nacional “Fechar Escola É Crime” para discutir e  denunciar a situação do fechamento das escolas principalmente no campo.  Esta campanha tem o objetivo de defender a educação pública que seja um  direito de todos os trabalhadores.

De 2002 a 2009, foram fechadas, no Brasil, mais de 24.000 escolas,  mais de 80% delas estavam localizadas no campo. O fechamento de escolas  provocou a redução do número de matrículas na zona rural em mais de um  milhão, ou seja, 1.235.990 crianças, jovens e adultos que vivem no campo  estão sem estudar ou estudam em escolas na cidade.

No Sudeste a situação não é diferente: 2.126 escolas rurais foram  fechadas entre 2002 e 2009. No Rio de Janeiro, foram fechadas 134  escolas rurais municipais nesse mesmo período. E somente no ano de 2010,  foram fechadas mais de 10 escolas rurais do município de Campos dos  Goytacazes.

 

Reivindicamos
– que as escolas sejam localizadas no campo, próximas às moradias dos estudantes;
– que as escolas no campo ofereçam todos os níveis e modalidades de ensino: desde a Educação Infantil até o Ensino Superior;
– que as ações do MEC garantam a construção de escolas nos estados e municípios;
– que as escolas sejam construídas com áreas de esporte, cultura, lazer e informática;
– que os Poderes Judiciário e Legislativo, o Ministério Público e os  Conselhos de Educação barrem imediatamente o processo sistemático de  fechamento de escolas.

Fechar escola é crime !!!!!!

FONTE:  http://www.soltec.ufrj.br/mstrio/juventude-do-mst-realiza-atividades-de-formacao-nas-areas-de-assentamento/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 22/08/2011 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: