Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Agricultores recebem treinamento sobre uso do capim vetiver para contenção de encostas em Friburgo

O capim Vetiver tem a raiz profunda e diminui a possibilidade de deslizamentos de terra. Opção é mais barata que contenção de concreto.

Em Nova Friburgo foi feito o “plantio teste” do capim Vetiver nesta terça-feira (23). Essa é uma planta com raiz muito profunda que pode diminuir a possibilidade de deslizamentos de terra. A aula prática aconteceu em uma fazenda que já experimenta o uso do Vetiver para contenção de encosta. A opção bem mais em conta do que a contenção de concreto.

O Vetiver é uma planta rústica e resistente que se adapta muito bem a vários tipos de clima. O que faz da planta uma excelente técnica para contenção, é a raiz que, além de ser bastante forte, infiltra no solo, chegando a quase seis metros de profundidade.

Após plantado o capim apresenta resultados de contenção em seis meses; uma esperança para quem mora nas áreas atingidas pela tragédia de janeiro. O curso sobre o capim, também reuniu produtores rurais de Nova Friburgo. Além de produzir as mudas para contenção das encostas, a planta também tem várias outras utilidades que podem significar rendimento a mais para os produtores.

A prefeitura de Nova Friburgo informou que busca recursos e parcerias par incenticar a produção do capim. A Defesa Civil alertou a importância de ter o acompanhamento de um técnico. O plantio exige um espaçamento certo entre uma muda e outra.

FONTE: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=19989

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 26/08/2011 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: