Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro renova sua página na internet

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro renova sua página na internet

aarj-logoRenovada neste mês de julho, a página informativa da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) busca dar visibilidade às iniciativas agroecológicas que ocorrem em território fluminense. O objetivo é fortalecer as iniciativas agroecológicas no estado, seja divulgando as atividades ou apresentando os trabalhos das entidades que fazem parte da rede. Com a renovação de sua plataforma, a atualização periódica estimulará o debate sobre agroecologia no Rio de Janeiro também nas mídias sociais. Vídeos e fotos serão postados no site, além de matérias publicadas sobre temas relacionados à AARJ na mídia.

A Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro é um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer e ampliar as iniciativas agroecológicas. Desde os anos 70 a agricultura chamada alternativa vem crescendo no Rio inspirando manifestações e experiências por todo o estado. Os movimentos criticam a produção convencional com base na utilização de insumos externos, principalmente os agrotóxicos.

O Rio de Janeiro foi palco de várias articulações nacionais do movimento agroecológico, como o Encontro Nacional de Agroecologia (2002), dentre outros, que buscam a convivência com o meio ambiente. A perspectiva é uma agricultura ecológica, de acordo com os princípios dos conhecimentos tradicionais dos agricultores e suas formas de organização.

Recentemente o movimento se fortaleceu com a realização dos Encontros Nacionais de Agroecologia (ENA´s), em 2002 no Rio de Janeiro, e 2006 em Recife, e de dois Encontros Estaduais de Agroecologia, em 2006 e 2010, e de uma Festa Estadual de Sementes, em 2011. Atualmente já são mais de 100 experiências sistematizadas no estado, que podem ser acessadas na página Agroecologia em Rede.

Com a página, a AARJ pretende ampliar as articulações entre as organizações de agricultores e de assessoria, fortalecendo a luta política pela valorização da agricultura familiar, da reforma agrária e da agroecologia no estado.

FONTE: http://agroecologia.org.br/index.php/noticias/250-articulacao-de-agroecologia-do-rio-de-janeiro-renova-sua-pagina-na-internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: