Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

II Encontro Metropolitano de Agroecologia

O avanço da construção da agroecologia na regão Metropolitana do Rio de Janeiro já é uma realidade. Inúmeras são as experiências agroecológicas protagonizadas por famílias agricultoras (rurais, urbanas e periurbanas), pescadoras ou descendentes de quilombolas. É com o objetivo de fazer convergir esses processos sociais e construir um território agroecológico como uma unidade geográfica e estratégica de lutas e sobretudo de resistências que será realizado, nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro o II Encontro Metropolitano de Agroecologia. Espera-se 300 participantes para Encontro que acontecerá na Igreja de Santo Antônio em Rio do Ouro, Distrito Agrícola de Magé (RJ).

Na abertura do evento, os agricultores, pescadores, técnicos, estudantes, grupos e entidades do campo da Agroecologia participarão da construção do Mapa dos conflitos e resistências na Região Metropolitana. O aprofundamento tanto dos conflitos provocados pelos diferentes projetos de desenvolvimento em curso na região quanto das formas de organização das populações frente aos desafios será o passo fundamental para materializar um espaço comum e de referência identitária.

Dentro do Encontro, ainda será realizado o Seminário Estadual sobre Feiras que buscará analisar as estratégias de venda nos circuitos de comercialização e acesso a mercados para fortalecimento das experiências agroecológicas.

Na programação, também haverá o lançamento do filme “A Agricultura Mora em Mim: a face invisível da cidade”, além da apresentação e debate do filme “O veneno está na mesa”, numa atividade da Campanha contra os Agrotóxicos e pela Vida.

O II Encontro é uma realização da AARJ e do Projeto Semeando Agroecologia, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania.

Data: 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2012
Local: Igreja de Santo Antônio, Rio do Ouro, Distrito Agrícola, Magé, RJ
Endereço: Estrada Municipal, 5.612 – Referência: Em frente à Padaria do Rio do Ouro

Clique AQUI para ver a programação completa do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: