Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Homenagem a Luiz Poeta – Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente 2012

Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente 2012

Solenidade de Premiação: 21 de setembro de 2012, às 18h
Local: Auditório do CREA-RJ – Rua Buenos Aires, 40 – 5º andar – Centro – RJ

Luis Carlos Matos Marins (Post Mortem)

Fundador do Projeto Verdejar, Luiz Carlos Matos Marins, conhecido como Luiz Poeta, atuou no bairro do Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Teve um histórico de lutas, parcerias, eventos e trabalhos em prol da recuperação da Serra da Misericórdia (maior área de Mata Atlântica na Zona Norte do Rio).

Sempre norteado por princípios agroecológicos obteve, entre outras conquistas, a decretação da  APARU (Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana) da Serra da Misericórdia pela Prefeitura. O projeto é responsável pela preservação de uma área verde na comunidade Sérgio Silva, uma extensão do Complexo do Alemão, que faz parte da Serra da Misericórdia. A Serra está quase totalmente devastada pela mineração de granito e ocupações sem planejamento.

Luiz Poeta conseguiu manter de pé áreas verdes da Serra, sensibilizando e mobilizando moradores, ecologistas e muitos jovens que, voluntariamente, se uniram aos mutirões organizados pelo Verdejar. Dentre os objetivos dos mutirões estão o de manter as matas a salva de incêndios, e impedir invasões para habitação por grileiros, traficantes e imobiliárias.

Luiz Poeta apoiou a agroecologia, focando a preservação do meio ambiente e para a produção de alimentos saudáveis e socialmente justos, um modelo que é um embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se protege a vida como um todo. O Programa de Educação Ambiental e Educação Alimentar incentivado por Luiz Poeta na Serra da Misericórdia constitui o que ele denominava de Ecologia Profunda, que alinha a preservação do meio ambiente com a alimentação e as relações de trabalho baseadas na solidariedade e consciência do bem coletivo.

Luiz Carlos Matos Marins faleceu em  novembro de 2011.

 

Fonte: http://www.crea-rj.org.br/blog/premio-crea-rj-de-meio-ambiente-2012/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14/09/2012 por em Evento, Prêmio, Verdejar.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: