Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas
MOÇÃO DE APOIO À ONG VERDEJAR E À AGRICULTORA RITA MARIA BARBOSA DE SOUZA
O II Encontro Metropolitano de Agroecologia, realizado em Magé entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, tendo como foco de discussão o “Fortalecimento da construção de um território agroecológico”, vem através desta moção, expressar seu apoio à luta da ONG VERDEJAR e da Sra. Rita Maria Barbosa de Souza, agricultora familiar.
A agricultura na cidade do Rio de Janeiro tem sofrido um processo histórico de invisibilidade e na atualidade, vivemos sua extirpação. Os direitos humanos, sociais e os princípios da agrobiodiversidade têm sido violados, na contramão de exigências socioambientais para a realização de megaeventos, da implantação de áreas de mineração e de industrialização.
Considerando os cultivos agrícolas como paisagem cultural relevante da cidade do Rio de Janeiro;
Considerando os princípios da justiça socioambiental e a defesa dos territórios;
Considerando o direito humano à alimentação e à segurança alimentar;
Considerando a necessidade de promoção da saúde, integrando ambiente, alimentação e moradia
A ARTICULAÇÃO DE AGROECOLOGIA DO RIO DE JANEIRO se posiciona firmemente em defesa da agricultura urbana, periurbana e da promoção de territórios agroecológicos.
Recentemente, duas experiências emblemáticas na promoção da agroecologia sofreram um violento processo de remoção, marcadas por irregularidades e desrespeito aos direitos humanos. São elas: a destruição e despejo da ONG VERDEJAR, na Serra da Misericórdia, pela Empresa Light S.A. e a destruição da horta e moradia da agricultora Rita Maria Barbosa de Souza, na Colônia, em Jacarepaguá.
Nestes termos, esta ARTICULAÇÃO repudia a violação dos direitos dos agricultores e a discriminação aos movimentos sociais, aos jovens, às mulheres e grupos de direitos humanos que lutam em defesa da vida e seus territórios.
Rio do Ouro, 02 de setembro de 2012
ARTICULAÇÃO DE AGROECOLOGIA DO RIO DE JANEIRO