Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Evento de homeopatia em Jaboticatubas-MG

557936_502995873075615_854521122_n

 

A Amanu vem trabalhando com a homeopatia na agricultura junto às comunidades de Jaboticatubas há dois anos. Em 2011, foram realizadas duas vivências, em parceria com a terapeuta Inez Alvez, para os educandos do MOVA-Brasil. Das vivências, as educadoras foram orientadas a dar continuidade às discussões nas aulas de alfabetização. Em 2012, no Projeto Nessa Terra Tudo Dá, que ocorre em diálogo com o MOVA, a homeopatia foi apresentada como opção para alguns dos problemas diagnosticados nas propriedades, como alto custo de produção, uso de insumos tóxicos, contaminação de solo e água e presença de pragas e doenças.
A partir do interesse despertado, conseguimos junto à Universidade Federal de Viçosa o Curso de Homeopatia na Agricultura. Foi grande a mobilização para o curso, que teve inscritos de 20 comunidades. O Curso ocorreu de setembro a dezembro e foi concluído por cerca de 40 pessoas, em grande maioria agricultores familiares.
Agora, como forma de divulgar a homeopatia, os resultados alcançados e os aprendizados à outros interessados no município, a turma do curso está realizando de forma coletiva o I Encontro de Homeopatia na Agricultura de Jabó. Fazem parte da equipe organizadora representantes das comunidades do Mato do Tição, Casa de Telhas, Capão Grosso, Sapé, Rio Vermelho, Barreiro, Capão do Berto, Xirú, Vila Santa Rita, Maré Mansa, Serra Morena, Sítio, Jardim das Oliveiras, além de moradores da Sede e das cidades de Lagoa Santa e Sabará.
Os objetivos desse encontro são: divulgar a homeopatia – reconhecida como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil por ter resultados eficientes, ser acessível e ecológica; possibilitar a troca de experiência dos agricultores participantes com interessados em geral; e receber inscrições para a nova turma do curso, que recomeçará em abril. Durante o evento, também, ocorrerá a Feirinha de Produtos Naturais, que mostrará um pouco da diversidade produzida sem agrotóxicos pelos participantes do curso.
A Amanu entende que as tecnologias adequadas à agricultura familiar são aquelas que não torna agricultores e agricultoras dependentes de insumos caros, aquelas que utilizam os recursos locais, de forma integrada à natureza, protegendo o solo, a água e a saúde de produtores e consumidores.

Venha participar do nosso evento, prestigie os agricultores que produzem com carinho e respeito à vida!

Mais informações: www.associacaoamanu.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 06/02/2013 por em Encontro, Evento.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: