Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Articulação Serra Mar e Campanha Contra os Agrotóxicos realizam feira e oficina em Cabo Frio

Atividade propõe novas parcerias para a Agroecologia em Cabo Frio e região

A Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e o Comitê RJ da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida participaram da Mostra de Filmes MADrE – Meio Ambiente, Direitos e Educação em Cabo Frio. A parceria promoveu durante o terceiro dia da Mostra, uma oficina e uma pequena Feira Agroecológica colorida com feijões crioulos, farinha, semente de urucum e outros produtos das agricultoras e agricultores da comunidade Quilombola de Itapinoã localizada no município de Araruama.
Foto: Jair Guerra

Foto: Jair Guerra

Jovens estudantes da Escola Técnica Agrícola de Cabo Frio e de outras escolas locais, além de educadores, comerciantes e outros moradores da região, participaram da oficina “Quem mexeu na minha comida?” que propôs uma reflexão sobre nossa alimentação e todo o processo que envolve as transformações dos padrões alimentares, a indústria de alimentos e a produção agrícola imposta pelo agronegócio.

Para Leonardo Santana, um dos estudantes da Escola Politécnica da UFRJ, a “atividade foi muito importante, pois nossa turma já está envolvida com esse tema e já assistimos o filme “O Veneno Está na Mesa 1″, onde aprendemos muito. A oficina ajuda a mostrar muitas coisas sobre a saúde e dizer o quanto Cabo Frio pode avançar na melhoria da alimentação. Quero participar desse grupo de jovens, pois somos o futuro”, termina Leonardo ao ser convidado para construir, com outros jovens do estado do Rio de Janeiro, a Plenária da Juventude no próximo Encontro Estadual de Agroecologia, previsto para junho de 2015.

DSC00403

Experiência de Feira Agroecológica na região

Deleia Santos, agricultora do Assentamento Visconde em Casimiro de Abreu e Rogéria Simões, agricultora urbana de Rio das Ostras, ambas articuladoras da região Serramar, participaram da atividade trocando suas experiências práticas com a agroecologia. A troca de saberes e experiências movimentou o debate na oficina e muitos estudantes disseram que foi a primeira vez que conheceram agricultores da região. Larici Souza, outra estudante de Cabo Frio, comenta que “além de não conhecermos a agricultura do estado do Rio de Janeiro. Não sabemos o que estamos comendo e, muitas vezes, não podemos nem escolher”, diz a estudante que participou ativamente dos debates.

DSC00408

Foto: Jair Guerra

Vera Câmara, da Emater de Araruama e uma das principais apoiadoras da agroecologia na região, propõe que alternativas locais possam ser construídas e articuladas em rede. Ele aponta que “na última reunião da Coordenação Política da AARJ, realizada no fim do mês de agosto, um dos encaminhamentos foi a realização das feiras regionais no estado. Temos um grande potencial de fortalecer essas experiências de comercialização aqui na região SerrMar”, ressalta ela. Após a oficina, um grupo foi formado para debater a questão das feiras agroecológicas e construir propostas de parceria para viabilizar a iniciativa. O filme o “O Veneno Está na Mesa 2” foi exibido ao final da atividade, integrando a Mostra de Filmes no mesmo espaço, a Casa Scliar.
DSC00417
DSC00418
DSC00406
DSC00401
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 05/09/2014 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: