Intercâmbio Agroflorestal e Inauguração de Viveiro de Mudas
Cerca de 40 pessoas participaram ontem, dia 15 de outubro, do Intercâmbio Agroflorestal realizado nos municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu. A atividade promovida pela Associação Mico Leão Dourado e apoiada pela Articulação de Agroecologia SerraMar percorreu cinco experiências agroflorestais construídas na região.

Na parte da manhã, Dona Ângela e Seu Cajá, Galdino e Cláudia, Ataliba e Mari e, por fim, Aparecida e Seu Jaribe do Assentamento Cambucais em Silva Jardim, receberam estudantes, professores/as, técnicos/as de várias entidades e agricultores/as de outras regiões para mostrarem suas áreas, contarem suas histórias com as práticas agroflorestais e compartilharem suas conquistas e desafios com a agricultura aliada as árvores. Um café da roça animou o grupo que conheceu diferentes estágios e composições possíveis na implantação das agroflorestas e acompanhou dinâmicas que envolvem feiras, venda direta e a participação na Alimentação Escolar, além de outros canais de comercialização.

O grupo seguiu para a inauguração de um viveiro de mudas florestais no Assentamento Visconde, onde o grupo se reuniu com outros representante. Após o almoço, a experiência do Seu João, Dona Graça e de suas duas filhas que dão nome ao Viveiro “Acácia e Vitória Régia” foi apresentada. Fotos do processo que detalhada as etapas na construção do viveiro que, orientado pelas escolha da família e pela troca de saberes com os/as técnicos/as, representa muito além da construção de sua estrutura física, narrou a história construída por várias mãos.

Foi possível ainda conversar sobre as características de um viveiro florestal, conhecer projetos em curso na região, trocar experiências sobre sementes e técnicas de produção das mudas. Por fim, o grupo se reuniu para fazer informes e conhecer um pouco mais sobre as ações em curso na Articulação de Agroecologia SerraMar. Um boletim informativo, piloto e ainda em fase de construção, foi distribuído para todos os participantes como forma de ampliar a comunicação sobre as iniciativas em andamento promovidas por agricultores e técnicos da região.
A avaliação do dia reforçou o papel das parcerias e do diálogo para a integração e ampliação das experiências da região. Uma próxima reunião para planejamento das ações em curso para o próximo ano está prevista para dezembro em Aldeia Velha. Ao final, uma colorida e descontraída despedida, promoveu a troca de mudas, queijos, sementes e artesanato entre os participantes reforçando o espírito que move e sustenta o trabalho colaborativo na região.
Uma matéria completa e o relato da reunião serão compartilhos em breve!
Outras Fotos:
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado