Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Reunião lança Carta de Apoio ao Sítio Estrela da Manhã

Mutirões, Vivências e Atividades Culturais como estratégias de fortalecimento

DSCN3196

No dia 11 de março a reunião da Articulação de Agroecologia SerraMar (AASM), uma das sete regionais da AARJ no estado, reuniu representantes da região e demais colaboradores, para tratar de um importante desafio: a manutenção e fortalecimento da experiência agroflorestal do Sítio Estrela da Manhã, localizado no Assentamento Visconde em Casimiro de Abreu e concebida e construída por Milton Machado.

A área – antes coberta por pastos e terras degradas – é hoje uma das principais experiências agroflorestais nos assentamentos da Reforma Agrária no estado. Seu Milton, um dos agricultores pioneiros nessas experimentações, faleceu em maio de 2014, e hoje, o sítio é mantido por seu filho, Flávio. Pela reaproximação recente com as práticas agrícolas, um das prioridades da reunião foi planejar ações de apoio que permitam a permanência do Flávio no sítio e continuidade das práticas agroecológicas.

DSCN3197

A mobilização de parceiros apontou para a realização conjunta de atividades de formação, mutirões e vivências, além de atividades culturais que estimulem, progressivamente, o uso e a ocupação do Sítio por estudantes, pesquisadores, agricultores e pelas redes parceiras da agroecologia no estado, de modo que o Sítio Estrela da Manhã siga como um espaço de aprendizados e intercâmbio.

Por se tratar de um lote da Reforma Agrária, uma das ações prioritárias foi a aprovação da Carta de Apoio que será entregue a Superintendência do INCRA no estado, no sentido de apontar à relevância da experiência localizada no assentamento de Casimiro. A Carta, que está disponível no link, foi assinada pelas entidades, coletivos e grupos presentes, está aberta para novas adesões de apoio.

Informes Regionais

Além da construção dessas estratégias de fortalecimento e dinamização do Sítio, a reunião abordou ainda a questão da Sementes, uma das pautas prioritárias para a região que mantém experiências muito relevantes, como as sementes crioulas de feijão e milho do Quilombo de Itapinoã e a Casa das Sementes Livres de Aldeia Velha. Aliena Sudo, do MAPA e Bernadete Montesano, da Rede Carioca de Agricultura Urbana, fizeram repasses sobre o Encontro Estadual de Sementes, realizado em novembro de 2014 em Friburgo, e o debate destacou os grandes entraves que os agricultores e agricultoras ainda sofrem para garantirem o acesso às sementes crioulas e agroecológicas. O assunto será retomada na reunião do Grupo Executivo da AARJ.DSCN3183

O encontro regional foi ainda um espaço de socialização, repasse e construção conjunta de agendas estratégicas. A indicação de representantes para a Caravana do Espírito Santos, datas de cursos e outros informes foram feitos, permitindo que ao final um cronograma fosse socializado entre os participantes. Destaca-se o repasse sobre a Caravana Estadual do Rio de Janeiro que, inserida no contexto do Projeto Comboio Agroecológico, irá movimentar representantes de todos os estados do sudeste em uma grande atividade que pretende construir três rotas pelo estado fluminense (Costa Verde, Norte e Serrana) e envolver cerca de 150 pessoas em setembro deste ano.

Um novo encontro, específico para o planejamento conjunto das ações do futuro Ponto de Cultura SerraMar, projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e liderado pela Associação Enseada das Gaivotas, foi agendado para o dia 24 de março em Rio das Ostras.

Entre os presentes estiveram: docentes da UFRRJ, membros do Núcleo Interdisciplinar de Agroecologia (NIA), da Secretaria de Meio Ambiente de Casimiro, da Secretaria Municipal e Agricultura de Rio das Ostras, da Escola da Mata Atlântica, da Associação de Enseada das Gaivotas, da Associação Mico Leão Dourado,Da Rede Carioca de Agricultura Urbana, da ASPTA, do Programa Escolas Sustentáveis de Casimiro de Abreu, do Grupo Executivo da AARJ, da Cooperativa CEDRO, integrantes da REGA (Grupo Capim Limão-UFRJ, GAE-UFRRJ e MAE-UFF), e diversas famílias do Assentamento Visconde.

DSCN3202

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: