Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas
“Sabores, Saberes e Sementes da Agroecologia do Rio de Janeiro” é o nome dado à feira nessa quarta edição do Encontro Estadual de Agroecologia que pretende reunir mais de 250 pessoas de todas as regiões do estado.
O território da Costa Verde se prepara para acolher o IV Encontro que será realizado em outubro no Quilombo do Campinho em Paraty. Nesse processo de construção, a equipe mobilizadora local se reuniu no último dia 18 de agosto, no Sindicato dos trabalhadores rurais de Paraty, para tratar de um assunto central: a feira estadual.
Componente histórico da agricultura camponesa, as feiras compõe um dos principais ambientes pedagógicos e políticos dos Encontros Estaduais de Agroecologia. Alimentos, artesanatos, mudas, fitoterápicos, sementes, música, trocas, cuidados e partilhas marcam este espaço que transbordará a diversidade cultural e a resistência das famílias que lutam não só pela produção saudável de alimentos, como também, pela economia orientada por relações justas e solidárias.
Durante a reunião que reuniu agricultoras e agricultores familiares de Paraty, representantes da comissão local do Encontro, da Emater, do Fórum de Comunidades Tradicionais, do Sindicato dos trabalhadores rurais de Paraty e do Fórum de Economia Solidária (em construção do município), a defesa de que a feira seja realizada no Mercado do Produtor de Paraty. Para Luana Carvalho, da comissão organizadora local, “A intenção de fazer a feira no Mercado Público é valorizar um dos principais espaços públicos da agricultura familiar e camponesa na cidade, trazendo para o centro histórico, a diversidade cultural da agroecologia no estado”.
Ao construir a feira estadual, para além do território do Quilombo do Campinho, a proposta é aproximar os diálogos, reivindicações e propostas que sairão no Encontro da população da cidade.
A agroecologia do Rio de Janeiro é sabor, é saber! Cada região tem até lá, o desafio de articular sua produção e construir processos preparatórios que garantam a representatividade e diversidade de cada território: Todas e todos preparados para a Feira Estadual?
#IVEncontroEstadualDeAgroecologiaRJ #comidadeverdade #comidaécultura
Texto: Natália Almeida (Mídia Crioula)
Fotos: Bruno Leão
Editoração: Eduardo Di Napoli (Mídia Crioula)