Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas
Na segunda-feira, dia 21 de agosto, representantes de diversos grupos, coletivos e instituições que compõem a região metropolitana da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro se reuniram no CENFOR (Centro de Formação de Líderes), em Nova Iguaçu para dar continuidade à preparação para o IV Encontro Estadual de Agroecologia.
Algumas demandas que saíram da reunião foram o mapeamento dos agricultores e agricultoras que podem contribuir com alimentos cultivados para o IV Encontro e a organização das pessoas interessadas em expor produtos ou participar mais ativamente com conhecimentos e histórias de luta e resistência na Feira de Sabores, Saberes e Sementes.
O grupo reunido aproveitou para prestar solidariedade à luta do MAB – Movimento Atingidos por Barragens – pelo acesso à água e simbolizou o apoio por meio de uma foto com os dizeres “ Atingidos somos todos nós”.
A agenda de preparação da Articulação de Agroecologia da Região Metropolitana segue animada. A próxima reunião está prevista para o dia 18 de setembro na sede da COOPAGÉ, em Piabetá/Magé, e no dia 2 de outubro, em Seropédica. Estas próximas reuniões serão mais uma oportunidade para mobilizar e agregar outras experiências agroecológicas, como os agricultores e agricultoras de MAGÉ e Guapimirim, os alunos da UFRRJ e do Colégio Agrotécnico, além dos parceiros da Embrapa Agroecologia e do NIA/UFRRJ.
#IVEncontroEstadualDeAgroecologia
Texto: Tadzia Maia
Revisão: Coletiva
Foto: Via WhatsApp
Editoração: Eduardo Di Napoli (Mídia Crioula)