Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas
No último sábado (16) o Quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, recebeu a reunião preparatória da Costa Verde rumo ao 4º Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro. Almoço agroecológico, visitas nas experiências locais, roda de diálogo e jongo marcaram o dia intenso, cheio de alegria.
O dia começou com visitas nas experiências agroecológicas locais. Flavia Adriano foi uma das quilombolas que recebeu os grupos em sua propriedade.
Mulher, negra, quilombola, criada na roça, Flávia conta que a experiência da horta conciliada com galinheiro renovou a “veia” da agricultura na família. “Agora temos autonomia na produção alimentar agroecológica para uso na nossa família. A comunidade sabe fazer, mas o técnico ajuda trazendo novos olhares para nossa agricultura. Nós fomos criados plantando aipim, milho, café e outros. Nosso café era moído na hora. Nossa cana adoçava o café. O dinheiro acabou com a comunidade. Veio a usina por exemplo e nossos antigos perderam contato com a natureza indo trabalhar fora para ganhar um salário mínimo. Hoje muitos jovens estão retomando a cultura da agricultura quilombola. Quem vende nossos produtos nas feiras são as jovens e os jovens da comunidade. Quando vendemos nossos produtos vendemos saúde. Vendemos produtos agroecológicos sem agrotóxicos. Na agroecologia temos a diversidade de curto, médio e longo prazo”, finaliza.
Depois de visitar as experiências tivemos a oportunidade de almoçar alimentos que em grande parte vieram da produção local, agroecológica, do fundo do quintal.
A tarde foi de prosa, sobre a temática e programação do encontro, preparação da região em sua representação, levantamento e organização da produção agroecológica para alimentação dos participantes, organização da feira, entre outros.
Fechando a tarde o Jogo do Bracuí tocou seus tambores animando o povo rumo ao #IVEncontroEstadualDeAgroeclogiaRJ
Texto: Luana Carvalho e Eduardo Di Napoli • Fotos: Eduardo Di Napoli (Mídia Crioula)