Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Com almoço agroecológico Quilombo do Bracuí recebe preparatória do IVEEARJ

No último sábado (16) o Quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, recebeu a reunião preparatória da Costa Verde rumo ao 4º Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro. Almoço agroecológico, visitas nas experiências locais, roda de diálogo e jongo marcaram o dia intenso, cheio de alegria.

O dia começou com visitas nas experiências agroecológicas locais. Flavia Adriano foi uma das quilombolas que recebeu os grupos em sua propriedade.

Mulher, negra, quilombola, criada na roça, Flávia conta que a experiência da horta conciliada com galinheiro renovou a “veia” da agricultura na família. “Agora temos autonomia na produção alimentar agroecológica para uso na nossa família. A comunidade sabe fazer, mas o técnico ajuda trazendo novos olhares para nossa agricultura. Nós fomos criados plantando aipim, milho, café e outros. Nosso café era moído na hora. Nossa cana adoçava o café. O dinheiro acabou com a comunidade. Veio a usina por exemplo e nossos antigos perderam contato com a natureza indo trabalhar fora para ganhar um salário mínimo. Hoje muitos jovens estão retomando a cultura da agricultura quilombola. Quem vende nossos produtos nas feiras são as jovens e os jovens da comunidade. Quando vendemos nossos produtos vendemos saúde. Vendemos produtos agroecológicos sem agrotóxicos. Na agroecologia temos a diversidade de curto, médio e longo prazo”, finaliza.

Depois de visitar as experiências tivemos a oportunidade de almoçar alimentos que em grande parte vieram da produção local, agroecológica, do fundo do quintal.

A tarde foi de prosa, sobre a temática e programação do encontro, preparação da região em sua representação, levantamento e organização da produção agroecológica para alimentação dos participantes, organização da feira, entre outros.

Fechando a tarde o Jogo do Bracuí tocou seus tambores animando o povo rumo ao #IVEncontroEstadualDeAgroeclogiaRJ

Texto: Luana Carvalho e Eduardo Di Napoli • Fotos: Eduardo Di Napoli (Mídia Crioula)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: