Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Almoço Agroecológico na Casa dos Saberes rumo ao IV ENA

almooço agroecologico casa dos saberes 2

No dia 17 de março de 2018 foi realizado um Almoço Agroecológico na Casa dos Saberes, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O evento faz parte de um conjunto de atividades de mobilização que estão sendo desenvolvidas pela Regional Serrana da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro para o IV Encontro Nacional de Agroecologia.

O dia amanheceu com muita chuva, mas não foi por isso que a equipe da Casa dos Saberes desanimou. As pessoas começaram a chegar e a feira a funcionar. Gerson Yunes, técnico da EMATER-RJ, realizou a primeira oficina do dia, falando sobre caldas agrícolas e formas de potencializar sua utilização.

Posteriormente, estudantes do Centro Familiar de Formação por Alternância do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, apresentaram projeto sobre construção de mandalas agroecológicas que estão realizando. Na sequência foi realizada uma roda de conversa sobre a história do movimento agroecológico brasileiro, o processo de construção de políticas públicas com enfoque agroecológico e os ataques que as mesmas vêm sofrendo no período recente, sendo mediada por Juliano Palm, da Casa dos Saberes.

Depois da roda de conversa foi servido um delicioso almoço com bobó de palmito, frango caipira ensopado com legumes, arroz integral, taioba refogada, batata assada e salada. A maioria dos produtos utilizados para o almoço foi doada por agricultores familiares da região. O almoço foi acompanhado por uma maravilhosa roda de samba, puxada por Gallotti, e a cerveja artesanal Matumbier, durando a tarde toda. Como as doações dos agricultores superou as necessidades para a realização do almoço, foi realizada uma feira com os produtos restantes ao final do evento, com contribuição consciente de cada consumidor.

Foi um evento muito bonito e animador! Além da rica troca de saberes, delicioso almoço, foi realizada uma maravilhosa feira, com produtos artesanais e agrícolas, contando com a participação de feirantes de São Pedro da Serra, Lumiar, Teresópolis e Trajano de Moraes. O evento fortalece os intercâmbios entre pessoas que fazem agroecologia na região serrana fluminense, além de divulgar o movimento e auxiliar na arrecadação de fundos para participação no IV ENA.

Mais fotos, acesse a página da Casa dos Saberes: https://www.facebook.com/pg/casadossaberes/photos/?tab=album&album_id=1845210062211613

#RumoaoIVENA

Texto: Alice Azevedo (Equipe da Casa dos Saberes, Antena Região Serrana e integrante do GT de Comunicação da AARJ) e Juliano Palm (CPDA e Casa dos Saberes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 18/04/2018 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: