Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Campanha de Solidariedade Norte Fluminense

Por Priscila Viana (CPT – RJ)

Neste momento de pandemia e acirramento da desigualdade social, a CPT articulou a Campanha de Solidariedade Campo-Cidade, uma ação conjunta com o MPA, a paróquia de travessão e a Campanha Resista Campos. 

Essa ação emergencial de apoio às famílias atingidas pela pandemia de COVID-19 possibilitou a entrega para nossas irmãs e irmãos muito além do alimento físico, mas a solidariedade de todas e todos. Conseguimos entregar mais de 200 cestas básicas para algumas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica agravado por esse momento de quarentena, e também pelo aprofundamento recente das políticas neoliberais. 

Muitas famílias da região não conseguiram ser aprovadas no auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal. Nesse momento, ações de solidariedade e apoio mútuo como estas são a possibilidade de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade saiam desta situação. A união campo-cidade contribui para a resistência e enfrentamento dessa situação e assim juntas/os nos alimentarmos de vida e de esperança, tecendo redes de resistências em nossos territórios, bairros e casas.

Nós estamos vivendo uma complexa e difícil realidade com o avanço da pandemia do COVID – 19 no Brasil que já matou mais de 35 mil pessoas. Os riscos são maiores ainda entre as populações que têm seus direitos básicos negados e por isso o enfrentamento à COVID-19 deve ser encarado de maneira séria para evitar a contaminação do coronavírus entre nós.  Por isso nossas famílias e comunidades precisam mudar as rotinas e adotar estratégias de proteção coletiva. Neste momento não podemos perder a esperança em defesa do direito à vida em condições dignas, devemos reivindicar nossos direitos e desenhar estratégias para enfrentar a situação, de maneira segura, reforçando a solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Estamos na contramão do projeto de morte defendido pelo governo. Um projeto baseado na exploração e opressão do povo pela elite que promove desde sempre injustiças sociais e ganância dos ricos, disseminação do ódio e da violência e destruição da nossa Casa-Comum. Adoram o Deus Dinheiro. O Brasil tem a 2ª maior concentração de renda do mundo segundo a ONU que afirma “o 1% mais rico concentra 28,3% da renda total do país”.  Quase um terço da renda está nas mãos dos mais ricos. Já os 10 % mais ricos do Brasil concentram 41,9% da renda total. Enquanto isso a taxa de desemprego de jovens atinge 27,1%, sem falar nos mais de 12 milhões de pessoas desempregadas e a informalidade batendo a taxa de 50%. Isso é um absurdo! É imoral!

Defendemos o projeto da Agroecologia que se preocupa com a vida em toda sua forma, seja humana, vegetal ou animal. Defendemos os ecossistemas como nosso habitat maior, nossa casa-comum. A agroecologia cumpre um papel fundamental na alimentação saudável da população seja no campo ou na cidade. A pandemia nos adverte a uma conversão ecológica, devemos apostar em uma ecologia integral. Para isso precisamos redefinir a noção sociedade-natureza. O planeta está sendo saqueado para produzir coisas descartáveis por uma ganância consumista e a humanidade necessita repensar o modo de desenvolvimento capitalista e suas formas de acelerar processos bioquímicos da Terra. É essencial a defesa da agroecologia como projeto político que se contrapõe ao modelo atual.  

Campos dos Goytacazes, 09 de junho de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 11/06/2020 por em Uncategorized e marcado .

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: