Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

A Agricultura Urbana Carioca tem o que contar nos planos

O plano diretor é a lei que estrutura a política urbana do município do Rio de Janeiro e tem por objetivo orientar o desenvolvimento urbano sustentável da cidade, garantir seu pleno funcionamento e o bem-estar de seus  habitantes. É sua finalidade também orientar as ações de agentes públicos e a sociedade como um todo, indicando as prioridades para aplicação dos recursos orçamentários e investimentos.

Mas como será que essa discussão sobre a revisão do plano diretor da cidade do Rio de Janeiro é entendida e percebida pelos agricultores e agricultoras dessa cidade?

Desta forma, a Rede Carioca de Agricultura Urbana (REDE CAU) quer iniciar uma conversa com agricultores e agricultoras para que essas vozes sejam consideradas, nesse processo, e que possam falar e decidir sobre suas vidas e formas de sobrevivências.

Somente na Fase 5, da estruturação da revisão do plano diretor, após um ano e meio de estabelecido a revisão, por parte da prefeitura, a sociedade civil, teve garantido sua participação. Desde 2018, foi criado um comitê técnico de acompanhamento e é esse comitê que vem atuando na revisão do plano diretor.

Em agosto de 2019, no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), foi apresentado pela primeira vez essa proposta de revisão, e assim ficamos sabendo que revisão estão propondo os técnicos da prefeitura.

Posteriormente, em uma reunião ordinária do CMDR, a Rede Carioca de Agricultura Urbana fez uma apresentação das experiências agroecológicas de agricultura urbana, desenvolvidas por agricultores(as), para uma equipe técnica responsável da revisão do plano diretor.

A partir daí, foram oferecidas duas vagas para participantes do CMDR, em um grupo criado de Grupo de Interlocutores(as) para a discussão do plano diretor. Até março de 2020, esse grupo de interlocutores(as) se reuniram por oito vezes e só foi interrompido por conta da pandemia do covid-19. 

As reuniões do grupo de interlocutores tiveram início em 30 de outubro de 2019 e estão representando a agricultura carioca o Plano Popular das Vargens, com Giovanna Berti e a Rede Carioca de Agricultura Urbana, com Bernardete Montesano.

A previsão para apresentação da revisão do plano diretor e a minuta de lei é para 2021.

E o que falam os agricultores(as) da cidade do Rio de Janeiro sobre a revisão do plano diretor?

É isso que vamos ouvir e tratar com os agricultores(as) da cidade.

É preciso colocar nos planos da cidade a comida de verdade e a existência de agricultoras e agricultores!

Não ficaremos fora dos planos mais uma vez!

Governança REDE CAU

Foto: Acervo AS-PTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 31/08/2020 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: