Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Mobilização popular pela garantia do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas

Vivemos um momento histórico da humanidade, com a pandemia do vírus Sars-CoV-2, onde a busca por alimentos, e pelo Direito Humano à Alimentação Adequada sejam garantidos.

O acesso à alimentação é um direito fundamental, na cidade do Rio de Janeiro, o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas (CCFO), vem cumprindo um papel importante de abastecimento, promovendo saúde e fazendo circular uma economia, na cidade e no estado do Rio de Janeiro, acessando e conectando consumidores (as), agricultores (as), processadores (as), culinaristas, microempreendedores (as), permitindo que esses atores façam da cidade, seu fluxo de comercialização e trazendo a qualidade, quantidade e diversidade de alimentos aos consumidores(as). 

Apesar de compor o Conselho Gestor do CCFO desde sua criação, em junho soubemos pelo Diário Oficial que a prefeitura do Rio de Janeiro ameaçou a existência do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas (CCFO) e a gestão participativa que garante a qualidade das feiras. O CCFO é composto por 21 feiras, distribuídas em diversos bairros cariocas da Zona Sul, Norte e Oeste da cidade e está identificado como movimento de economia solidária além de incorporar seus princípios. As feiras orgânicas compõem a renda de 200 famílias agricultoras que tem seus produtos comercializados, envolvendo mais de 5.000 famílias consumidoras que se abastecem nestes espaços. Representantes da AARJ na Região Metropolitana do RJ integram o Coletivo de Gestores (as) das Feiras Orgânicas e Agroecológicas do CCFO. Atualmente a gestão é participativa, realizada por organizações da sociedade civil legitimadas socialmente, são elas: Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), Essência Vital, AS-PTA Agricultura familiar e Agroecologia/ Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) e Associação Universitária Latino – Americana (AULA).

A luta e a resistência prevaleceram para a garantia e continuidade do funcionamento das feiras com suas organizações, acúmulos e seus aprendizados. A mobilização de toda a sociedade foi traduzida em uma Carta de Apoio de Instituições (em anexo), coletivos e movimentos sociais, entre outros, sendo capitaneado pela Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e também um abaixo assinado online com mais de 6 mil assinaturas em favor da permanência do Conselho Gestor do CCFO. 

Através da SMDEI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação) foi realizados uma Audiência, e através dos mandatos do vereador Renato Cinco e deputado estadual Flávio Serafini aconteceu um Debate Público. Ambos espaços de discussão foram fundamentais para a transparência e reflexão crítica das reais motivações para a extinção do Conselho Gestor do CCFO.

Atualmente estamos em um Grupo de Trabalho criado pela SMDEI para tratar apenas do CCFO. Em paralelo estamos discutindo e construindo em parceria com o mandato do Vereador Renato Cinco, Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Agricultura Urbana, a proposta do Projeto de Lei  1854/2020 que oficialize, em LEI, o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, que ainda é um decreto. Há um tempo percebemos a vulnerabilidade jurídica do CCFO, principalmente em anos eleitorais, vislumbrando aos poucos transformá-lo em política pública como um sistema de segurança alimentar e nutricional. O CCFO tem em suas feiras um lugar de acesso a produção sustentável, a identidade cultural própria, e uma diversidade, sendo espaços culturais e sociais além de abastecerem a cidade com alimentos de verdade, sem veneno.


Toda essa organização e mobilização é a concretização de uma trajetória de experiências e vidas de agricultores(as) que acreditaram e ousaram na construção do bem viver através da produção orgânica de base agroecológica e da convivência com a cidade do Rio de Janeiro e seus moradores(as).

Apoie o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas do Rio de Janeiro. Assine a petição pública abaixo, pelo retorno do conselho gestor e o fortalecimento da agricultura familiar, orgânica e agroecológica.

https://bit.ly/2YrBtcL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 01/09/2020 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: