Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas
Companheiras e companheiros que vivem e lutam pela agroecologia no estado do Rio de Janeiro, compartilhamos neste boletim um pouco das ações e lutas que fizeram parte da nossa história em 2022. Sabemos que foi um ano cheio de desafios, mas também de conquistas, tanto a nível das regionais quanto em nível estadual.
Este boletim tem o objetivo de compartilhar o que tem acontecido nos territórios da AARJ, inspirar nossas lutas, e nos conectar com nossos parceiros em meio a tantas notícias da grande mídia. Na pandemia percebemos a grande importância da comunicação enquanto estratégia de luta, e que também precisamos ocupar esse campo com nossas narrativas e nossas histórias, a agroecologia precisa ser vista e valorizada.
Com esse 6ª Boletim temos registro da nossa caminhada, dos passos percorridos, para lembrar o que deu certo e o que deu errado. Na retrospectiva deste ano abordamos a XVI Romaria da Terra e das Águas em Territórios de Povos Tradicionais no Quilombo do Bracuí, a iniciativa Agroecologia nas Eleições e a Caravana Agroecológica de Maricá, as lutas e caminhos da PEAPO, um Balanço das Eleições de 2022, e a 14ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes. Em seguida, o boletim conta com mais informações sobre o processo de construção do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será sediado no Rio de Janeiro em novembro deste ano de 2023. Logo depois temos as notícias das ações e atividades nas regionais, sobre a AFOJO – Associação dos Produtores Rurais e Artesãos da Microbacia do Fojo, de Guapimirim-RJ, da Regional Metropolitana, sobre as atividades desenvolvidas pela Regional Serrana-Leste, e sobre o Mutirão Agroflorestal do Sítio Capixaba na Regional Serramar. Finalizamos com a parte de Mini Biografias de companheiras e companheiros da AARJ para compartilharem mais sobre sua vida, sua luta, e seu trabalho.
Por fim esta edição do Boletim da AARJ também conta com uma parte cultural, onde temos poesia, dicas de leitura, e a agenda da AARJ de eventos para 2023.
Em breve o conteúdo do Boletim estará disponível no instagram também em formato de imagem e áudio!
Se tiverem alguma sugestão para o boletim, ou pautas para o próximo, fiquem à vontade para nos contactar, Ana Coimbra (21) 983380772 ou para Luisa Mushu (21) 999975712 !