Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Região Serrana

Encontro da AARJ Serrana Leste no Sítio do José Augusto (Zézinho) e visita ao colégio CEFFA CEA Rei Alberto I

No dia 29 de Novembro, a Serrana Leste fez sua segunda reunião presencial pós pandemia (ocorreu no 3o distrito de Nova Friburgo)

A reunião contou com a visita ao terreno e produção de dois integrante da Serrana Leste, Sítio do José Augusto (Zézinho), da visita ao colégio CEFFA CEA Rei Alberto I e também nas lavouras orgânicas do Giovanni Tartari.

Um dos temas principais a ser desenvolvido foi a continuação do Plano de Incidência de Nova Friburgo (iniciativa criada pela ANA, a qual o município foi contemplado). 

Foram debatidos rearranjos no Plano, apresentado como um “plano vivo” sendo este suscetível a ser transformado de acordo com o caminhar de seu desenvolvimento. Desta maneira foram feitas algumas mudanças na forma como os eixos se dividiram em cada grupo de trabalho (GT), assim como no nome de cada um destes. Ao final os 3 Gt´s se dividiram em 1. Aspectos econômicos, 2. Questões ambientais, de produtividade e assistência técnica, 3.Questões Social e Ambiental. A estes GT´s foram escritos novos nomes de coordenadores e participantes.

Também foi debatida a importância da lei da PMAPO e de sua implementação e, de forma geral, a importância de se trabalhar com articulações políticas junto ao poder público.
Além disso, foram levantados outros pontos como a importância de fortalecer o agricultor orgânico e agroecológico e a conscientização do consumidor. Foram dadas ideias como a criação de um evento (espaço para debates) e de uma feira agroecológica em Nova Friburgo (sendo citado a FENABRA como exemplo), estas feiras também seriam espaços culturais. Nesse sentido foi pensado ações que pudessem “mostrar a população tudo o que a agricultura convencional faz mal para a sociedade” (fala de um dos membros).

2 comentários em “Região Serrana

  1. Marcelo Moreira
    07/03/2013

    Olá amigos, sou Marcelo e participo do Mutirão de Combate a Desnutrição Materno Infantil aqui no Lote XV, em Belford Roxo na paróquia São Simão. Já fizemos alguns eventos juntos e somos apoiados pela RECID. O amigo Rui e a esposa já nos visitaram. Queria saber tem alguma atividade durante a semana,pois queria ir conhecer o trabalho de vocês. Aguardo contato. Um forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: