Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Projeto Comboio e a Caravana RJ

O que é o Projeto Comboio?

Foto: Rodrigo Carvalho

Foto: Rodrigo Carvalho

O Projeto Comboio Agroecológico do Sudeste aprovado pelo Edital 81/2013 MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq, é uma Rede de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (R-NEA) e realizado em parceria com os Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) dos quatro estados do Sudeste, o nosso Comboio.

Fortalecer os laços entre os componentes da rede e expandi-la, contribuindo na promoção e fortalecimento de dinâmicas, sociais, econômica e ambiental, coerentes nos territórios, com desenvolvimento de metodologias de educação, pesquisa e extensão voltadas à ampliação da escala e abrangência das iniciativas de Agroecologia e Produção Orgânica nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo é objetivo do Atualmente esta rede conta com cerca de 20 participantes entre NEAs e Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), instalados em Universidades e Institutos Federais de Ensino Superior.

As Caravanas no Projeto Comboio Agroecológico do Sudeste

As Caravanas são propostas no projeto Comboio como instrumentos metodológicos que permitem ações de pesquisas, ensino e extensão, aproximam-se das chamadas excursões pedagógicas, que já foram ressaltadas por Makarenko (2005), entre outros, pelo seu potencial de transformação e enraizamento das novas técnicas e formas de analisar a realidade, uma vez que tanto o sujeito que acolhe os participantes, quanto o sujeito que visita as experiências locais, se encontram mais pré-dispostos à interação e aprendizagem. Além disso, propicia a observação, análise e interpretação do espaço geográfico durante o percurso, especialmente utilizando técnicas apropriadas, como paradas em pontos estratégicos, usos de mapas e outras, que permitem compreender o espaço geográfico como um sistema de objetos e ações humanas nos lugares (SANTOS, 1996).

A metodologia usada neste projeto aponta no sentido de integrar ações, construir redes/teias, usando técnicas que visem à participação equitativa e a valorização de conhecimentos e experiências. Para tal, técnicas de diagnósticos, planejamento e monitoramento participativos (Chambers, 1997; CTA-ZM, 2002; Guijt et al., 2000) serão utilizadas de forma transversal em todas as atividades. Realizaremos a sistematização das experiências como forma de capturar as lições aprendidas nos projetos ou ações de desenvolvimento executados pelos participantes da rede, tais como sistemas agroflorestais, sementes, políticas públicas (Souza et al., 2012).

Dentro do Projeto Comboio Sudeste, as principais atividades a serem realizadas para fortalecer a articulação entre estas organizações são as caravanas agroecológicas e as excursões científicas. As atividades do Comboio, sejam elas as próprias Caravanas, sejam suas oficinas e viagens precursoras de preparação e organização, ou mesmo a produção de materiais de apoio pedagógico e mídia, envolvem os participantes agricultores e agricultoras familiares, comunidades, técnicos, professores e estudantes. Para isso, ocorrerão reuniões preparatórias entre as equipes das Universidades e entre essas e as famílias e ou comunidades de acolhimento em cada uma das Caravanas do Comboio.

Ao total serão realizadas quatro caravanas. A primeira caravana foi a de Minas Gerias, em novembro de 2014, onde o ponto de chegada foi Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Em abril foi à vez do Espirito Santo onde desembarcamos em Alegre, sul do estado. Em agosto o trem segue para o Rio de Janeiro e, em 2016, São Paulo se prepara para fechar esse ciclo de Caravanas.

O recado das Caravanas é preparar as malas, sempre com o cuidado de deixar espaços para caber histórias de lutas, de conquistas e de celebrações.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: