Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

MST-RJ organiza 2 acampamentos frente a falência das usinas em Campos dos Goytacazes

As usinas da agroindústria açucareira de Campos dos Goytacazes, atravessam há muitos anos uma crise, que recaem nas costas dos trabalhadores. Em 2010 duas Usinas do grupo Othon ( Barcelos e Cupim) entraram em processo de falência, assim como as Usinas Sapucaia e Santa Cruz, e deixaram grandes dívidas com a União Federal.

As consequências sobre a classe trabalhadora foram graves: desemprego massivo e fome. As terras das usinas se tornaram improdutivas. Vistorias realizadas pelo INCRA no final de 2010 constataram o não cumprimento da função social de diversos imóveis, por improdutividade, agressões ao meio ambiente, e não pagamento dos direitos trabalhistas.

No dia 30/07, o MST organizou um acampamento com demitidos das terras da usina Sapucaia (Campos dos Goytacazes), numa praça próximo a sede da mesma. Este acampamento foi batizado de Acampamento Edson Nogueira (Índio), em homenagem ao histórico e grande lutador da região, militante do MST, que faleceu em 2009.

As terras da Usina de 10.730 ha, foram fiscalizadas pelo INCRA e consideradas improdutivas. A usina, ao fechar em setembro de 2010, não pagou os direitos trabalhistas de centenas de trabalhadores, assim como utilizou irregularmente, mais de 2000 ha de reserva permanente com monocultivo de cana.

Nos último 2 meses o MST vem organizando um Acampamento na área social do Assentamento Terra Conquistada, antiga fazenda Alamada Maruí. Estes 2 acampamentos que hoje já totalizam mais de 250 famílias têm por objetivo lutar pela Reforma Agrária nas terras das usinas da região. Esperamos que estas lutas agilizem as desapropriações do INCRA e que a procuradoria da fazenda nacional de Campos execute as terras das fazendas por dívidas e destine estes imóveis para Reforma Agrária.

FONTE:  http://www.soltec.ufrj.br/mstrio/mst-rj-organiza-2-acampamentos-frente-a-falencia-das-usinas-em-campos-dos-goytacazes/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 24/08/2011 por em Uncategorized.

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: