Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Somos um movimento de organizações da sociedade que a partir da identificação, sistematização e mapeamento de experiências procura se articular no estado com o objetivo de fortalecer as iniciativas agroecológicas

Friburgo retoma feira de produtos orgânicos

Desativada após tragédia climática de janeiro de 2011, a feira deixou o bairro Cônego e passou a funcionar na Praça do Suspiro, aos sábados, das 7h às 13h

Rio – Nova Friburgo, na Região Serrana, reconquistou importante atrativo agroturístico: a Feira de Produtos Orgânicos, uma iniciativa conjunta da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio (Abio, grupo Orgânicos da Serra), da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, da Embrapa Agrobiologia e da prefeitura.

Foto: Divulgação

Na feira de Friburgo, o público encontra alimentos sem resíduos tóxicos e com alto valor nutricional | Foto: Divulgação

Desativada após a tragédia climática de janeiro de 2011, a feira deixou o bairro Cônego e passou a funcionar na Praça do Suspiro, no Centro, aos sábados, das 7h às 13h. Lá, o público encontra legumes, frutas, verduras, compotas, grãos, temperos, ovos orgânicos e mercadorias da agroindústria familiar, produzidas por 15 agricultores certificados de Friburgo, Bom Jardim, Sumidouro e Duas Barras.

Também há novidades  como suco vivo, café, chá orgânico e outros produtosnaturais, além de folhetos sobre agricultura orgânica.

A retomada da feira é desdobramento da unidade de pesquisa participativa em comercialização de produtos orgânicos, implantada em 2011 pelo Rio Rural, em parceria com a Pesagro-Rio, em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e Bom Jardim. Segundo a pesquisadora responsável pelo Núcleo de Pesquisa Participativa na Região Serrana, Maria Fernanda Fonseca, um dos objetivos é favorecer a produção de alimentos saudáveis. “A feira permite maior aproximação entre agricultores e consumidores. O público encontra produtos sem resíduos tóxicos e com grande valor nutricional”, explicou.

José Wanderson Knupp é um dos feirantes e representa o Sítio Cultivar, no Circuito Turístico Ponte Branca, onde produz grãos, frutas, ovos e produtos minimamente processados. A empresária Cristina Gomes é frequentadora assídua da feira: “Os produtos daqui são diferenciados. O sabor é melhor e faz bem para a saúde”, elogia.

FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-no-estado/friburgo-retoma-feira-de-produtos-org%C3%A2nicos-1.477716?fb_action_ids=448837721827038&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=246965925417366

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Fotos da AARJ

%d blogueiros gostam disto: